Lagoinha do Leste, uma beleza natural preservada no Sul da Ilha

Com uma praia e um morro que dá um visual deslumbrante, Lagoinha do Leste atrai turistas e aventureiros de todos os cantos do Brasil.

em Lagoinha do Leste, Florianópolis/SC

📷 Turistas contemplam a bela vista do alto do Morro da Coroa, na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)

O Lages Diário estreia um novo projeto neste sábado (14), o “Rolê em Santa Catarina”, um blog dedicado a apresentar aos leitores locais belos de nosso estado. Mostrar as belezas naturais, os patrimônios históricos e culturais de cada cidade e de sua região.


Neste primeiro post, vamos apresentar um dos mais belos locais da nossa Ilha de Santa Catarina, a Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha, em Florianópolis. Local de beleza e natureza inexplorada, com uma trilha incrível que nos leva do bairro Pântano do Sul a uma das mais belas praias de Florianópolis. Limpa, isolada e com uma montanha que nos dá um visual incrível do nosso litoral catarinense.

Localizada a cerca de 30 quilômetros da ponte Colombo Salles, acesso a Ilha, a Lagoinha do Leste fica no Sul da Ilha de Santa Catarina. Para chegar até ela é necessário caminhar por uma trilha localizada no bairro do Pântano do Sul próximo a SC-406, rodovia que passa por praias conhecidas como a do Campeche e da Armação.

A trilha

📷 Trilha bem conservada e sinalizada que leva do bairro Pântano do Sul a Praia da Lagoinha do Leste. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)
A dica é utilizar calçados confortáveis e roupas leves, além de levar água, pois apesar de ser muito bem preservada e sinalizada, a trilha é longa, algo em torno de 25 a 30 minutos de caminhada para chegar até a praia, o que exige um bom preparo. Para quem é acostumado a fazer trilhas, ela é considerada de nível fácil a médio, mas quem, assim como eu, é um marinheiro de primeira viagem, sentiu um pouco o cansaço. Mal sabia eu que o pior ainda estava por vir (veja ao fim da matéria sobre o Morro da Coroa). Após um bom trajeto percorrido da trilha, no meio do caminho, o visual da praia no horizonte recompensa. O mar sendo visto em meio às árvores, dá indício que ela está perto e que todo o esforço de subir a trilha terá valido a pena, e pode ter certeza, ele vale.

📷 No meio da trilha já é possível ver a praia da Lagoinha do Leste. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)
📷 No meio da trilha já é possível ver a praia da Lagoinha do Leste. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)

A praia

A trilha termina na areia da praia, uma das mais belas e cuidadas de Florianópolis, e quiçá de Santa Catarina. Natureza conservada, praia limpa e quase inóspita, tudo para contemplar as belezas naturais. Por ser isolada e a única forma de chegar no local é via trilha, não há comércio na praia, ou seja, se optar por passar o dia por lá, leve comida (de preferência leve como frutas e sanduíches naturais), além de água ou suco.

📷 Praia conservada é uma ótima pedida nos dias quentes. Surfistas também curtem as ondas da região. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)

Trilha do Morro da Coroa

📷 Placa indicando o início da trilha do Morro da Coroa, na Lagoinha do Leste. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)

Quem pensa que só uma trilha te leva para conhecer a Lagoinha do Leste se engana, a primeira parte é digamos “fácil” se comparada a trilha do Morro da Coroa, local esse que muita gente já deve ter visto pelas redes sociais com um visual deslumbrante de toda a praia da Lagoinha do Leste e poses de “aventureiros” sobre as pedras em cima do morro.

Mas para chegar lá, é necessário um esforço redobrado, pois a subida é bastante íngreme e em alguns pontos requer um cuidado redobrado para não escorregar já que há algumas pedras soltas. Mas após todo o sacrifício, a vista lá de cima recompensa e revigora.

📷 Do alto do Morro da Coroa, vista da praia da Lagoinha do Leste. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)
 
O local atrai não somente “manezinhos” da ilha, mas também muitos turistas dos mais variados lugares de Santa Catarina e do Brasil. Muitos guias turísticos devidamente credenciados levam grupos para conhecer e explorar as trilhas de toda a Ilha, e uma das preferidas por eles é a da Lagoinha do Leste.

📷 Morro da Coroa, na praia da Lagoinha do Leste. (Foto: Maurício Santos / Rolê em SC / Lages Diário)

Dicas do Rolê

1.   Vá com roupas leves e calçados confortáveis;
2.   Na mochila, água e comida leve como sanduíches naturais e/ou frutas;
3.   Passe protetor solar mesmo que o dia esteja nublado;
4.   Não deixe seu lixo na praia, leve uma sacola e guarde o que utilizou e descarte em um lugar adequado;
5.   Não conhece o bem o lugar, contrate um guia turístico devidamente credenciado na Secretaria de Turismo de Florianópolis;
6.   Aproveite o lugar, a paisagem, a brisa do mar, e se possível, leve amigos e compartilhe de momentos incríveis neste lugar.



Rota da Ponte Colombo Salles a Lagoinha do Leste


Rolê em SC nas redes sociais

Tem algum lugar que você curte e quer que a gente apresente ao nosso público? Envie sua sugestão via e-mail: rolescnold@gmail.com e via inbox no nosso Facebook ou através da #RoleEmSC no Instagram.
Lagoinha do Leste, uma beleza natural preservada no Sul da Ilha Lagoinha do Leste, uma beleza natural preservada no Sul da Ilha Reviewed by Lages Diário on julho 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.